Marcações 217 104 600
O que é o SIGIC?

O SIGIC foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 79/2004, de 24 de Junho, na sequência dos programas especiais de combate às listas de espera para cirurgia.

O SIGIC veio regular toda a atividade cirúrgica programada e abarcar todas as etapas do processo de gestão do utente, desde a sua inscrição na Lista de Inscritos para Cirurgica (LIC) até à conclusão do processo, após realização da cirurgia.

O SIGIC está centrado nos princípios da transparência dos processos de gestão, da equidade no acesso ao tratamento cirúrgico e da responsabilização, quer dos utentes, quer das instituições, consubstanciados nos seguintes pressupostos:

• Garantia de tratamento no final de um período de tempo máximo de espera previamente estabelecido;
  • Maior compromisso do hospital para com o utente;
  • Maior envolvimento do utente;
  • Uniformidade do processo de gestão da lista de inscritos;
  • Maior controlo e transparência relativamente à evolução da Lista de Inscritos para Cirurgia